Análise: Metronic Liberty e FTE Max S93

roiserra

Regular Member
Reaction score
1
My Satellite Setup
Dishes - Iberosat 1.10cm + Technisat 45cm / LNB's- Edision 0,2+Alps 0,4 /
Recivers -Ferguson Ariva 100E + FTE MAX S93- 28E/19E/13E
My Location
Lisbon portugal
O deco Metronic Liberty é vendido normalmente em kit juntamente com uma antena de 40cm numa mala. (cerca de 100 euros o conjunto)
Muito pequeno e minimalista, de funcionamento simples e com um software bastante rápido e intuitivo, é uma boa opção para principiantes e para quem quer uma box digital que faça o seu trabalho de forma objectiva.(cheguei a ter 3 sats ligados neste deco a funcionar muito bem e foi este deco que me iniciou na recepção satélite)
Mas tem falhas graves:
O meu, tinha as polarizações completamente erradas, ou seja, a rotação do lnb para a captação satélite era feita de forma completamente errada, o que pode causar alguns problemas a principiantes pois não apanhava os sats nas rotações de lnb tabeladas.
A informação do EPG é muito minimalista e incompleta, apesar de certa.
Quando se desliga a box da ficha, esqueça a hora memorizada que tinha efectuado no deco.
O mais grave de tudo é que ao fim de 1 ano e meio deixou de fazer buscas nos sats e prende ou faz "reboot" a meio.
Apesar disso trabalha em pleno com todos os canais que estavam memorizados, o problema é que as frequências mudam muito e as actualizações de canais ficaram comprometidas.
Fui obrigado a reformá-lo numa altura em que o usava como segunda box cá de casa.
Nota negativa para a longevidade de uma box.

Para o substituir optei por um FTE MAX S93, depois de muito bem ler e falar desta marca.
E a verdade é que não desilude, muito pelo contrário.
Um deco digital de pequenas dimensões com um software excelente a trabalhar, competente e bastante simples e intuitivo.
O preço/qualidade é imbatível e quase inacreditável– cerca de 40€ (o modelo S93)
Muito competente e simples, um deco onde a qualidade é notória e numa altura em que os decos não HD baixaram imenso de preço, transformou-se numa opção muito positiva e fiável (principalmente para segunda box e para quem detesta ou não pode gastar balúrdios em boxes) que apesar de simples e de não ter entradas USB ou HDMI, é bastante completo na sua gestão e funcionalidade.
O soft. pode ser actualizado por satélite no Astra19.
O site do fabricante tem muita informação e opções de actualização.( como quase todas as marcas hoje em dia)
As únicas nota negativas são a organização da informação no banner do zapping que não é das melhores e não ter informação do tempo decorrido do programa que estiver a dar.
Não existir no comando um botão para colocar ou não legendas obriga esta função a ser parametrizada num dos menus.
Apesar disso fiquei a ganhar com a troca forçada de aparelhos.

Escusado será dizer que por vezes encontrar algumas boxes no mercado é difícil e limitado a alguns vendedores. - a solução é procurar.

Espero ter contribuído para um melhor conhecimento de mais 2 aparelhos.
:)

HD2All

Holy Grail
Reaction score
0
My Satellite Setup
######DreamBox 800s
######DreamBox 7020s
######DreamBox 600s
######DreamBox 500s
######BullBox 800s
######BullBox 500s
My Location
F.L.S.P Underground :)
Já tive com um nas mãos (FTE MAX S93) e não me convenceu.

Abraços

roiserra

Regular Member
Reaction score
1
My Satellite Setup
Dishes - Iberosat 1.10cm + Technisat 45cm / LNB's- Edision 0,2+Alps 0,4 /
Recivers -Ferguson Ariva 100E + FTE MAX S93- 28E/19E/13E
My Location
Lisbon portugal
e o que foi que não convenceu?
Esclarecimentos são bem vindos a todos.